segunda-feira, 18 de março de 2024

Entrelaçadas: JK Shopping promove exposição inédita com crocheteiras do Instituto Proeza em homenagem ao Mês da Mulher

 Mostra gratuita ocorre até o dia 30/04 no JK Espaço Arte. Além de exibição fotográfica homenageando artistas, espaço conta com peças em crochê produzidas por elas




Ao longo da história, as mulheres moldaram a experiência humana e transformaram nosso mundo culturalmente, socialmente e politicamente. Como forma de ressaltar tantos feitos, o JK Shopping realiza de 8 de março a 30 de abril, no JK Espaço Arte (Piso S1), a exposição “Entrelaçadas” com o intuito de homenagear o Dia Internacional da Mulher, celebrado na data de abertura da mostra. A ação, em parceria com o Instituto Proeza, Organização Social (OSC) que atua no combate a pobreza e as desigualdades sociais por meio de ações e estratégias que promovem o Serviço de Fortalecimento de Vínculos, visa ressaltar e homenagear as crocheteiras atuantes no projeto “Tecendo o Amanhã”, uma iniciativa social da instituição que propõe o empoderamento de mulheres em situação de vulnerabilidade por meio de trabalhos manuais ancestrais, como o crochê e o bordado. 

O projeto incentiva o ato de tecer não apenas peças de crochê, mas também sonhos, afetos e possibilidades para um futuro melhor. O que reforça o compromisso do JK Shopping em fortalecer iniciativas de cunho social e empoderamento feminino. Por isso, a exposição “Entrelaçadas” surge não só como forma de prestigiar, mas de estimular esse vínculo e propósito. Na ocasião, serão homenageadas 10 crocheteiras responsáveis por produzir as instalações expostas, que também serão agraciadas com a exibição de fotos das mesmas pelo espaço. 

De acordo com Kátia Ferreira, diretora do Instituto Proeza, além da possibilidade de retorno financeiro satisfatório, a vida das mulheres se entrelaçam como as linhas do crochê. “No espaço, as artesãs encontram amizade, afeto, acolhimento e motivação. Na atividade de crochetar, elas constroem, juntas, uma rede de apoio que lhes proporciona suporte emocional e fraternidade”, ressalta. 

As fotografias evidenciadas no espaço foram feitas por Tainá Frota, fotógrafa especializada em retratos, com trabalho no Brasil e exterior, autora do projeto Afeto Remoto™️ e parceira da UMMAS - Mulheres contra o Câncer. Os registros foram feitos especialmente para serem exibidos na exposição, levando afeto e singularidade para o centro de compras.  

Segundo Eliza Ferreira, superintendente do JK Shopping, a exposição “Entrelaçadas” é uma maneira de lembrar a importância de tecermos as linhas da vida buscando sempre bons resultados (individuais e coletivos), além de dar visibilidade a projetos artísticos  realizados por mulheres. “Para nós, está sendo um presente receber esse projeto tão relevante para a instrumentalização e protagonismo da mulher. O nosso compromisso enquanto equipamento de fomento à cultura e a arte, para além da compra, é o de fortalecer, incentivar e investir na autonomia feminina”, destaca. 

Atualmente, as principais lideranças do JK Shopping são ocupadas por mulheres, o que ressalta o comprometimento do empreendimento em oferecer ações inclusivas e de fortalecimento feminino, além do interesse em mitigar os efeitos causados pela desigualdade de gênero. 

Sobre o Instituto Proeza 

Nada mais brasileiro do que encapar diversos objetos com crochê, como botijões de gás e eletrodomésticos. Mas o Instituto Proeza elevou o nível. Em 2022, a organização finalizou o desafio de encapar um prédio de cinco andares com crochê. A jornada foi longa e difícil, foram 108 mulheres crochetando durante dois anos para alcançar o feito. O prédio de crochê trouxe visibilidade e mais que isso: trabalho para as mulheres.

 

O Instituto Proeza é uma Organização Social, fundada há 21 anos, que tem na sua essência a construção de autonomia para mulheres. Encontraram no artesanato e nos saberes ancestrais uma oportunidade de geração de renda, utilizando estas técnicas de maneira inovadora, como cenografia e arte. Esta visão os levou a colocar arte na Rinascente Milano Piazza Duomo, que concentra as melhores marcas Made in Italy e internacionais. Uma parceria valiosa com a marca Global Farm, que levou os feitos para outra rede que representa o luxo em Paris: o Lé Bon Marché. 

 

Em parceria com a Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), o Instituto Proeza esteve presente no lançamento da galeria itinerante “VisitBrazil”, em Paris e em Roma e encapou nada mais, nada menos que a fachada da Embaixada Brasileira em frente a Piazza Navona. Estampou também com o crochê, a Embaixada Brasileira em Londres. Além disso, o Proeza ainda fez cenografias para galerias de arte com a EMBRATUR nas cidades de Los Angeles, Miami, Nova Yorque e Londres. Outro feito de destaque foi a entrada do The Rock Mountain no Rio de Janeiro, onde flores, tucanos e arara foram cenografia da entrada principal do evento.

 

SERVIÇO:  Exposição “Entrelaçadas” 

 

Data: 8 de março a 30 de abril de 2024. 

Horários: de segunda-feira a sábado, das 10h às 22h, e aos domingos, das 12h às 22h. 

Local: JK Espaço Arte (Piso S1).

Entrada: gratuita. 

Classificação: Livre.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...